Prostodontia

Prostodontia

O que é a Prostodontia?

A Prostodontia é a área da medicina dentária que tem como objetivo a substituição dos dentes perdidos através da colocação de próteses dentárias.
A utilização de próteses permite assim restituir a função mastigatória e estética, devolvendo a saúde e a autoestima aos pacientes.

Que tipos de Próteses Dentárias existem?

A colocação de próteses dentárias é cada vez mais comum. Ao examinar detalhadamente o seu problema, a nossa equipa médica aconselhará a melhor solução no caso de necessitar de próteses dentárias, fixas ou removíveis.

Próteses Dentárias Fixas

As próteses totais fixas, também conhecidas como Protocolos Sobre Implantes, têm como função a reposição de todos os dentes, através da colocação cirúrgica de quatro ou mais implantes para retenção e fixação da prótese. Normalmente a primeira prótese, que é feita totalmente em acrílico, é uma prótese provisória de média duração com a função de restabelecer a função estética e mastigatória durante o período de cicatrização gengival e de osteointegração.
Posteriormente, é criada e colocada uma nova prótese de longa duração.

Próteses Dentárias Parciais

Quando surge um caso de perda parcial de um ou mais dentes, onde ainda existam remanescentes dentários, podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre Implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatórias e estéticas do paciente. As próteses parciais fixas, conhecidas como pontes fixas, são utilizadas em odontologia para substituir dentes perdidos e criar uma ponte ligando os dentes adjacentes (vizinhos) ao espaço deixado pelo dente que falta.

Próteses Dentárias sobre o Dente

Para além dos Implantes Dentários, as Próteses Dentárias Sobre o Dente, também denominadas por “coroas”, são outra opção para quem precisa de recorrer a este tipo de soluções. Recorre-se à utilização da “coroa” para cobrir e proteger um dente mais frágil ou esteticamente comprometido.
O objetivo é proporcionar ao paciente um maior conforto e solucionar o problema de uma “falha” provocada pela deterioração de um dente, caso a raiz reúna condições de suportar este tipo de tratamento.

Como é fixada uma prótese?

Os métodos de fixação são selecionados pelo médico dentista mediante o diagnóstico feito ao paciente, de forma a proporcionar a cada caso uma melhor solução protética.

Prótese Removível

É utilizada em casos de perda parcial de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários. Como não está fixa ao osso, tem alguma mobilidade, havendo a possibilidade de soltar-se, o que pode afetar a autoestima do paciente.

Prótese Fixa


Nestes casos a fixação é praticamente permanente, conferindo maior segurança ao paciente. Só pode ser removida pelo cirurgião dentista em casos específicos e não para uma simples manutenção periódica.

Vantagens das Próteses Dentárias Fixas

A solução para a perda dentária

As próteses fixas, tal como o nome indica, estão fixas, podendo apenas ser removidas pelo médico dentista, constituindo assim a melhor solução para substituição dos dentes em falta.

Adaptam-se ao seu rosto

Ao contrário das próteses removíveis, que têm de ser retiradas para higienização e que têm mobilidade, as próteses fixas sobre implantes são totalmente ajustadas à sua boca, de forma a criar uma harmonia com o resto do rosto.

Aspeto mais natural

Feitos de titânio puro, a sensação e o encaixe dos Implantes Dentários são muito semelhantes aos dos dentes naturais, tornando-se difícil distinguir, à primeira vista, se tem ou não Implantes.

Como cuidar das suas próteses dentárias?

Tanto as próteses removíveis como as próteses fixas, requerem cuidados e manutenção regulares. No caso das próteses sobre implantes, tal como com os dentes naturais, não deve ser descurada uma higiene oral adequada, devendo manter-se também as visitas regulares ao dentista.

Dica

Nos casos de reabilitação com prótese total fixa é obrigatório o paciente utilizar o irrigador, em casa, para higienização.

O irrigador consiste num pequeno aparelho que emite um jato de água e que deve ser utilizado antes da escovagem em toda a extensão da prótese.

Contudo, existem sempre áreas onde pequenas quantidades de alimentos se vão depositando e que, devido a menos destreza por parte do paciente na utilização do jato, devem ser higienizadas.


MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO ORAL SEM CUSTOS!

Profissionais experts em Implantologia

Tratamentos dentários de referência

Técnicas modernas e inovadoras

Acompanhamento exclusivo

Realize o seu tratamento dentário com segurança e confiança. Venha visitar-nos, sem compromisso!
© Swiss Dental Services. Todos os direitos reservados.
SDS - Portugal Sociedade Suíça de Serviços Odontológicos, Lda. Rua Santos Pousada, 441 – Sala 106, 4000-486 Porto
Registo na ERS nº 22814. Registo de estabelecimento prestador de saúde nº E135067. Licença de funcionamento nº 13744/2017.